quarta-feira, 25 de maio de 2011

São Paulo vai multar quem joga lixo na rua

Um costume cultural que de cultural não tem nada.
Uma mania que muita gente tem e esquece que o cidadão também tem deveres.Não gosto do Kassab e não acho o mandato dele nem razoável, mas nesse quesito , apesar de falho , pode ser elogiado.
Segue a matéria:






Escrito por Thaiana de Oliveira   
Qua, 25 de Maio de 2011 13:08
A cidade de São Paulo adotou uma importante medida para o combate contra a sujeira nas ruas. A partir de agora, quem jogar lixo no chão vai receber multa da Guarda Civil metropolitana. Cerca de sete mil homens irão se juntar aos 700 fiscais da prefeitura contra aqueles que não colaboram com a limpeza de São Paulo. 
A lei aprovada estabelece multa no valor de R$12 mil para quem for pego em flagrante jogando lixo fora do local correto. Lojas e padarias também serão punidas e a multa é de R$ 1 mil. A pena pode ser aplicada até três vezes para os estabelecimentos que não cumprirem a lei. 

A prefeitura acredita que a aplicação da lei não vai prejudicar o desempenho da Guarda Civil metropolitana. Todo o efetivo será treinado a orientar a população sobre como o lixo deve ser descartado, para garantir a limpeza da cidade e evitar tragédias causadas pelas enchentes. 
Os guardas ainda irão orientar a população a colocar o lixo na porta de casa somente nos horários de coleta. O lixo doméstico só pode ser colocado para fora duas horas antes de o caminhão passar.
A expectativa é que aos poucos a população se acostume e que o lixo não seja um dos maiores problemas nas grandes metrópoles. 
Outras cidades 
Em Belo Horizonte já existe essa medida desde 2006. Lá fora, a cidade americana de San Francisco exibe placas que alertam a população sobre a multa de U$100 para que for pego jogando lixo em local indevido. 
Por causa dos transtornos causados pela sujeira, principalmente em períodos de temporais, a cidade do Rio de Janeiro também tem pretensão de adotar a punição para quem for flagrado jogando lixo no chão.
O prefeito Eduardo Paes diz que anda assustado com a quantidade de sujeira que tem visto nas ruas.
De acordo com a prefeitura, o Rio produz, hoje, o maior índice de lixo per capita entre as capitais brasileiras. Caso passe a vigorar na cidade maravilhosa, a fiscalização será feita através das operações de choque de ordem.

Fonte: manchete on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário