sexta-feira, 27 de maio de 2011

Redimindo o caso do cacique Raoni

via: Consciencia.blog.br





Boato em circulação diz que Dilma teria liberado Belo Monte e exibe cacique Raoni chorando

por Robson Fernando de Souza em 26 de maio de 2011 

Obs.: Não sou defensor de Belo Monte, muito pelo contrário. Sou totalmente contra a construção daquela usina, que poderá inundar mais de 500km² de floresta e, de quebra, prejudicar muitos indígenas. Mas também sou contra a divulgação de boatos. Se é para impedir Belo Monte de ser construída, que seja com a verdade, não com mentiras.
Dilma Rousseff não está merecendo ser defendida, depois que suspendeu a confecção dos kits educativos anti-homofobia para proteger Antonio Palocci da chantagem política da bancada do ódio religioso, mas não quero ver sua imagem ser depreciada pormentiras que visam desestabilizar seu governo que começa a cambalear em termos de compromisso com sua base eleitoral.
Um boato está atualmente em circulação, em blogs no Tumblr (exemplo), com direito a foto do Cacique Raoni chorando:
O Cacique Raoni chora ao saber que Dilma liberou o inicio das construções de Belo Monte. Belo Monte seria maior que o Canal do Panamá, inundando pelo menos 400.000 hectares de floresta, expulsando 40.000 indígenas e populações locais e destruindo o habitat precioso de inúmeras espécies. Tudo isto para criar energia que poderia ser facilmente gerada com maiores investimentos em eficiência energética.
Palmas, para os que votaram… e jogaram o voto na mão de gente oportunista, e sem escrupulos!!
QUE VERGONHA BRASIL , acabando com nossa tão preciosa cultura. :(
Alguns fatos verdadeiros devem ser postos:
1. Não consta em nenhum site de notícias (link para resultados do Google News entre 10 e 26 de maio de 2011) nem no site da Presidência que Dilma já teria liberado a construção da usina;
2. A “notícia” não conta com fonte original, e só consta em redes sociais, blogs e fóruns, assim como acontece com os hoaxes, as lendas de internet;
3. Mesmo quando algum blog anuncia “fonte”, a “fonte” é um blog, um Tumblr ou uma rede social como o Facebook ou o Twitter – e essas não são fontes idôneas para nada, por mais bem intencionados que sejam seus divulgadores;
4. Atualmente a licença ambiental para a instalação de Belo Monte está parada no Ibama, e não tem data para acontecer. A notícia verdadeira mais recente diz que o Ministério Público Federal recomendou ao Ibama que não licencie a obra. Dilma não pode interferir assim no Ibama, sobrepondo sua decisão a uma pendência ambiental de órgão subordinado. A Constituição não lhe dá poder para isso.
5. Números errados no hoax que circula:
a) Belo Monte, caso seja realmente construída, não inundará “400 mil hectares”, mas sim um máximo de 51.600 hectares. Ainda assim não é um número pequeno, visto que são 516km², 2 Recifes e meio de extensão, quase 75 vezes a extensão do desmatamento que o Governo de Pernambuco pretende fazer no entorno do Porto de Suape. Mas não convém nem um pouco exagerar, superestimar os números da destruição que Belo Monte causará.
b) Não haverá a expulsão de “40.000 indígenas” com a inundação. 40 mil, aliás, são mais de 10% de toda a população indígena de todo o território brasileiro. Na verdade não há números certos sobre o número de indígenas que serão deslocados caso a obra aconteça. Fala-se na verdade de influências negativas sobre os habitantes da Reserva Indígena do Xingu – como prejuízos na pesca e a inundação de igarapés -, pouco sobre desabrigar índios que morem às margens do rio.
6. Nada se afirma sobre a fonte e data da foto do Cacique Raoni chorando. Ela existe, é fato, mas quem tirou a foto? Pessoas de que agência jornalística? Quando? Em que evento? Vale lembrar que ela também não consta nas notícias mais recentes sobre Belo Monte nos noticiários brasileiros.
Portanto, os brasileiros estão sendo enganados e, ainda que sem intenção, enganando outrem mais uma vez. Assim como no caso da mentira sobre Dilma ter dito que “nem Jesus Cristo” lhe faria perder para José Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário