sábado, 28 de maio de 2011

Alerta aos (Des)humanos

O macaco rhesus, um primata asiático com jeito de babuíno, está aí para redimir seus colegas aquáticos. Num estudo da Universidade Northwestern, EUA, os macacos precisavam apertar um botão para ganhar comida. Mas sempre que eles faziam isso outros rhesus levavam um choque (de leve, mas um choque). Alguns macacos não se importaram. Mas com outros foi diferente. O psicólogo americano Frans De Wall conta melhor: "Um macaco parou de apertar o botão por 12 dias depois de ver outro levar choque. Ele estava morrendo de fome para não causar sofrimento aos outros". Pois é. Não precisa ser gente para pensar, se emocionar ou aproveitar a vida. Nem para ser gente fina.

A mesma espécie já foi submetida à um teste em que eram dispostos três deles em torno de um acesso (tipo um cipó) para uma penca de bananas.O animal que sentia fome e subia neste "cipó" provocava choque nos outros.Até associarem o que acontecia e começarem a bater no animal que tentasse subir.Tirando um dos animais da primeira geração e deixando  dois da primeira, o animal mais novo ao tentar pegar a fruta apanhava, até parar de tentar.Um segundo era introduzido no lugar de outro da geração antiga, e sofria o mesmo que o anterior.Assim até trocarem toda a geração e fazerem novamente.Foi constatada a "hereditariedade da cultura".

Sendo uma pessoa contrária ao uso de animais em pesquisas, diria que eles seriam necessários para testarem a inteligência de alguns cientistas.Os quais não precisariam submeter outras espécies para descobrir coisas do tipo.
No primeiro caso basta observar ,em hábitat natural , o comportamento em sociedade dos animais.E a conclusão será a mesma.
No segundo caso é só perguntar à uma criança de 5 anos o que a leva a fazer determinada coisa (não dizem que para educar basta ser o exemplo? ) , provavelmente ela não saberá o motivo ou responderá que é por que viu alguém próximo fazendo, nos dias de hoje pode responder por que viu na televisão.Resumindo ...o meio cultural dela...pronto!

Quando vão separar a ciência de abuso animal???Isso me faz questionar a "inteligência" da minha espécie..

Nenhum comentário:

Postar um comentário