sexta-feira, 1 de julho de 2011

Feminista?Só quero o meu (nosso) direito!!!



Relato aqui um caso que aconteceu hoje de manhã comigo.
Descia a rua seguindo para o meu trabalho, parei para esperar o sinal abrir para mim e ao lado um moço, o qual começou a mexer comigo.Respirei fundo e não manifestei reação.Quando estava terminando de atravessar ele e um amigo (um de cada lado) começam a andar mais devagar para fazer com que eu passasse à frente deles e começaram a falar um monte de barbaridades chulas (as quais toda mulher já ouviu ao menos uma vez).Posteriormente percebi que eram três homens.

Falei que não era obrigada à ouvir aquilo, eles se irritaram e começaram a me xingar , como se eu tivesse que ouvir e ficar quieta.Isso por que eu estava com os joelhos de fora e tive que ouvir xingamentos de piranha pra baixo.Quando disse para eles falarem para a própria mãe , ficaram irritados!Céus!Qualquer mulher pode ouvir merda de um bando de machista, mas a mãe deles não?Começaram a gritar e seguir o mesmo caminho que eu.Avistei uma viatura da PM e entre entrar no meu trabalho e chamar a PM , preferi a segunda opção para não prejudicar ou colocar em risco as pessoas da empresa.Fiquei quieta e apertei o passo para alcançar a viatura que estava parada no semáforo.

A policial feminina pediu para eu entrar na viatura e foram abordar os três (os quais viraram a esquina da rua meu trabalho).Os dois policiais super tranquilos desceram sem arma em punho e pediram para os três pararem, um deles se recusou e enfrentou verbalmente os policiais, enquanto o outro partiu pra cima da policial, o mesmo teve que ser algemado.Até então os policiais não falaram o motivo do enquadramento, mas os próprios disseram que "devia ter sido aquela vagabunda", entregando que tinham feito algo errado.Tiveram que chamar apoio e por sorte chegaram bem rápido.Por coincidência foram parados no local de trabalho deles e o chefe desceu para tentar resolver.A policial foi comigo até o meu trabalho para avisarmos meus chefes.Depois de um bom tempo fomos para a delegacia, pois tinha ocorrido desacato de autoridade.Até então as coisas teriam sido resolvidas na rua mesmo, mas eles em bando e provavelmente alterados por alguma droga reagiram feio..

Eu esperei para fazer o B.O, vários policiais vieram falar comigo, apoiando a atitude e lembrando que nos EUA qualquer desrespeito com a mulher é motivo de processo e que se todas as mulheres fizessem isso, o Brasil teria muito mais respeito conosco.Tive orgulho da PM paulista, além do pensamento, o tratamento/atenção que tive e a agilidade no processo.

O chefe deles apareceu lá e de intrometido foi falar com a delegada antes dos depoimentos.Posteriormente quis falar comigo, aceitei ouvi-lo.Começou com aquele jeito doce, voz calma, dizendo que poderia ser a esposa,a sobrinha ou  filha dele, e queria saber se eu estava bem ou se precisava de algo e colocou-se ao meu dispor.Tentando me envolver na argumentação disse que poderíamos parar por ali, afinal a polícia tinha coisa mais séria para resolver.Eu fingindo que concordava compreensivamente com o que ele dizia.Pensei: filho da p** está só pensando no dia de lucro perdido..e o papo de se fosse minha filha?Ainda disse que isso tudo era cultural!!!Não parei por ali nada!Todos os policiais apoiando e, estes sim colocaram-se no lugar de um pai.O sargento ficou de boca aberta , perguntando onde a sociedade iria parar!E eu continuei com o B.O, até por segurança minha.E como disse para todos na delegacia: se é pra começar, vamos até o fim e que eu seja a primeira de muitas a tomar atitude.

Depus e a delegada disse que eu estava devidamente vestida e, mesmo que não estivesse, ninguém tem o direito de me desrespeitar.Os caras ficavam encarando a mim e a policial.Depois de toda papelada assinada e ter que o ouvir um carinha novo da delegacia falando que era normal, deu tudo certo e falarei com um juiz daqui um mês.

Agora chamo todas as mulheres a tomarem atitude junto a mim, não abaixem as cabeças quando um infeliz desrespeitar vocês.Existem cantadas e cantadas.Um bom dia ainda vá lá, agora xingamentos? Não, não somos obrigadas a ouvir, não por que algumas gostam que mexam com elas que todas tem que pagar.Se todas falarem, pararemos com esses incômodos diários, saiamos da zona de submissão e comodismo.A mulher está conseguindo seu espaço, mas falta conquistar respeito!

Convoco também os homens maravilhosos que pensam de maneira louvável, colocando as mulheres de suas vidas na mesma situação e compreendem que isso deve parar.Quando virem uma situação dessas nas ruas, tomem atitude (sem prejudicarem a si com brigas, por exemplo).

Por fim agradeço aos colegas de trabalho e amigos que se preocuparam comigo e deram um grande apoio.

Repito: A mulher está conseguindo seu espaço, mas falta conquistar respeito!

Feminista? Só quero o nosso direito e o respeito merecido por todas as pessoas.

2 comentários:

  1. Muito bom, Nalu. Parabéns... Só resta pra pena pra sentir desses caras, agora. O mundo tá cheio de lixo - e que se reproduz, infelizmente. Sugiro tomar cuidado ao andar sozinha no caminho do seu trabalho, durante os próximos dias ou semanas. Pode haver represálias.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Loan...
    É o que farei..horário diferente e talz..

    abs.

    ResponderExcluir