sexta-feira, 29 de julho de 2011

Auto observando-nos chegamos lá!

Auto observando-nos chegamos lá!

por Súlivam Sena, sexta, 29 de julho de 2011 às 02:04
Passei por uma situação bem comum dos últimos dias.
Mas hoje me dei conta do imenso e grandioso monstro que se esconde em nós.
Sim, sou vegana. Sim, leio rótulos e pergunto com que gordura o padeiro faz o pão francês (dica do meu amigo Felipe Di Pietro).
investigo, leio, digo:"Não, obrigada, na composição dessa batata eles colocam leite" E... "vixe, porque disse isso? Ela vai me chamar de chata, vão fazer piadas... digo isso ou uso uma desculpa? Não, eu digo. Já me conhece, sou a estranh da família mesmo... lá vem."
"- Nossa, mas como vc é radical! Eu quero é viver em paz, tô fora. Para com isso. Tanta coisa pra se preocupar. Quanta frescura. "
Por instantes me arrependi e aí percebi o monstrinho ali. O medo de não ser aceita, de ser ridicularizada...
Não é chocante quando essa resposta vem da minha irmã. Acostumei com essa maneira que ela tem de tratar as coisas.
Percebi, hoje, que essa é a maneira como quase todos tratam as coisas. A galera quer é ter "paz", ficar "de boa", sem muita preocupação.
Más notícias: Não! Ninguém vai ter paz. Não que eu queira isso, mas assim funciona o universo.
Pergunto: Como pode ter paz inconsciente? Se a paz do outro está sendo roubada, acha mesmo que poderá estar em paz?
Pensar no que se come, no que se veste, no que se compra ou consome... é traçar os primeiros rastros de uma sociedade mais justa e equilibrada.
*E quando o brinquedo vem do Vietnã, feito por crianças, trabalho árduo, praticamente escravo?
*E quando o tênis que custa R$ 500 reais vem de bangladesh, feito também por crianças, jovens, adultos que ganham 0,06 centavos por dia? 14 horas de trabalho?
*E quando sua aliança de ouro vem de Minas altamente poluentes e exploradoras?
*E aquela jóia linda que vem de países africanos, onde crianças são roubadas de seus lados para servirem ao tráfico e à milícias?
*E quando o couro vem da índia, de vacas que até a morte ficam sem comer para a pele desgrudar melhor da carne?
*E quando o seu leite vem de um animal que pra te dar esse leite, foi estuprada, teve um bebê, arrancado no mesmo instante do nascimento ou para morrer ou para virar baby beef, vitela...? Leite esse cheio de pus, sangue, hormônios, antibióticos, sugado por uma máquina, 25 litros por dia!?
*E quando seu churrasco vem de dor?
Não é porque pensamos na causa animal que não estamos pensando na causa humana. Se as coisas estão da maneira como estão, é porque desde a raiz (e daí vem o termo "radical"- palavra latina radix, que significa "raiz") agimos de maneira vil e incoerente para com outras espécies. Como em essência todos somos a mesma coisa, inconscientemente sabendo disso e portanto não vendo diferença nenhuma, cometemos atrocidades a todo instante com humanos e não humanos e por isso colhemos frutos podres, porque desde a raiz a árvore já vem apodrecida.
Lembre-se disso quando escutar algo muito triste feito a uma criança ou a alguma pessoa. Pedofilia, estupro, assassinatos...
Observe bem o que anda comendo, vestindo, usando... pergunte-se a si mesmo se não está ajudando a esse mundo cheio de raiva, ódio, sofrimento, injustiça, para que ele se perpetue.
Diga Sim!!!
Sim como brócolis, arroz, feijão, lentilha, inhame, morangos, framboesas, grão de bico, hambúrgueres vegetais, leites vegetais, alface, rúcula, agrião, pepino, tomates, abóbora...
Sim à vida! Ao direito que todos temos de ser livres e viver. Ser livre não é escolher entre comer ou não comer carne. Quando falo "ser livre", falo libertar-se dessa cadeia que fizeram vc acreditar que faz parte!
Mudando hábitos, mudamos todo um padrão. Chegou a hora de SER essa mudança!
O medo acabou. Deu lugar a muita coragem. Coragem de enfrentar o que e quem for.
Sim!!! Pelos animais, pelo planeta e pelas pessoas!
Ótima Sexta feira a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário