quarta-feira, 27 de julho de 2011

Do ano passado, mas que muita gente ainda não sabe

Fonte: Ciclo Vivo - link:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1055/isopor_ganha_espaco_na_industria_de_reciclagem/

Isopor ganha espaço na indústria de reciclagem


Postado em 14/09/2010 às 14h07
O poliestireno é um material muito utilizado em toda a indústria e por muito tempo foi considerado um problema para a natureza. Por não ser biodegradável, o isopor, como é conhecido esse material, permanecia poluindo o solo por centenas de anos. Mas, isso não precisa continuar acontecendo, já que existem tecnologias capazes de reciclá-lo integralmente.
O processo até a reciclagem é bastante parecido com o do papelão, por exemplo, e envolve fabricantes, catadores, varejistas e consumidores finais. A empresa brasileira Termotécnica, localizada em Joinville é pioneira nessa atividade. Há três anos ela investe nesse tipo de reciclagem, transformando o isopor usado em material útil à indústria e também à construção civil.
A técnica de reciclagem é simples, o fato que dificulta um pouco esse trabalho é a logística. Sendo um material leve, porém espaçoso, uma carreta que suportaria levar em média 25 toneladas de carga, acaba transportando apenas 600 quilos de isopor.
Mesmo assim, enquanto a produção de isopor cresceu 82%, em 2009, a reciclagem desse material aumentou 300%. O crescimento é fruto de um trabalho intensivo, cujo objetivo é conseguir reciclar 100% de tudo o que é produzido, sem desperdiçar parte alguma do material.
Para que seja possível reaproveitar o isopor ele precisa estar limpo e não pode ter tido contato com a terra. As etiquetas são retiradas pela própria empresa de reciclagem ou na cooperativa que faz a coleta desse material. A Termotécnica é referência nesse trabalho, com nove unidades espalhadas por seis estados brasileiros e pretende se expandir por mais dois estados nos próximos anos.
A expectativa é de que o trabalho com reaproveitamento do poliestireno seja cada vez mais efetivo. Um dos fatores que tende a colaborar para essa melhoria é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, no início do mês de agosto. Essa legislação obriga os fabricantes e vendedores a aderirem à logística reversa, que os torna responsável pela destinação adequada dos resíduos gerados por seus produtos.
Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, acredita que a Política Nacional de Resíduos Sólidos fará com que os próprios varejistas instituam em suas lojas o sistema leva e traz. Assim, ao fazerem as entregas os próprios funcionários trazem de volta o isopor que protege o produto. Esse já seria um ganho bastante considerável e mais um passo em busca da reciclagem total do poliestireno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário