quarta-feira, 27 de julho de 2011

Canadenses Usam Materiais Reciclados para Imitar Ecossistema

A dupla de artistas canadenses Peter Gibson e Brian Armstrong criou uma instalação que imita o ecossistema, feita inteiramente de materiais recicláveis. A escultura, parte do projeto batizado de “Fragile” está exposta em um centro comercial de Montreal, no Canadá.
O trabalho marca uma nova área de atuação dos artistas, que são conhecidos por suas intervenções urbanas feitas através do graffiti. A escultura tem altura média de cinco andares e foi feita a partir do uso de 13.750 garrafas plásticas, papelão, latas, plástico bolha e cabides, que após serem transformados deram “vida” a um ecossitema, com peixes, sapos, libélulas, lagoas, cachoeiras, vitórias-régias, algas e árvores.
Em declaração ao site norte-americano TreeHugger, Armstrong explicou que tratar da fragilidade do planeta e dos ecossistemas se tornou algo clichê, por isso muitas pessoas não dão conta da importância da preservação.
Os dois canadenses são comparados ao artista britânico Banksy, que através de seus desenhos em fachadas busca chamar a atenção da população às causas políticas e sociais. “Acho que minha intenção era criar uma linguagem que funcionaria como uma forma de sátira, acentuando o absurdo inerente a certos aspectos da vida urbana, espaço urbano e as políticas públicas”, declarou Gibson.
O “Fragile” permanecerá exposto no shopping em Montreal até o dia 30 de outubro.
Fonte: CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário