terça-feira, 1 de novembro de 2011

Câmera Escondida (SBT) - "Moedor de Porco"



Do: Consciencia.blog.br

“Moedor de porco”: pegadinha do SBT escancara verdade por trás da produção de carne #diamundialdoveganismo

por em 1 de novembro de 2011

Quem diria que o SBT traria uma pegadinha de conteúdo altamente educativo e (in)formativo… No último domingo, o Programa Silvio Santos, do SBT, passou a câmera escondida “Moedor de Porco”, em que leitões eram postos num falso moedor de carne – que na verdade é uma caixa oca e aberta no fundo e tem uma moça embaixo para pegar o porquinho e dar a linguiça – e “transformados” em linguiça.
Fora terem usado leitõezinhos para fazê-la, essa pegadinha foi sensacional. Não por ter sido engraçada, mas por escancarar aos onívoros a verdade sombria e essencial por trás da carne gostosa que comem.
Os clientes sentiram um prazer gustativo ao experimentar a amostra grátis de linguiça e desejavam levar aquela linguiça tão saborosa para casa. Não ligavam mentalmente aquele pedacinho de carne processada ao fato de um animal ter sido morto para sua produção. Mas a ficha lhes caiu quando Ivo Holanda mostrou que toda carne exige que se mate um animal: prontamente recusaram levar para casa aquela até então “inocente” linguiça e reagiram com indignação à “produção” da linguiça.
O SBT não é nenhuma primazia em cidadania e educação – até porque negligencia gravemente a função socioeducativa que a televisão deveria ter -, mas essa pegadinha, que escancarou a realidade inexorável da indústria da carne, foi mais educativa do que muito Show do Milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário