quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Alimentação vegetariana dá conta de tudo que o organismo precisa

por: Gisele Bortoleto do http://www.diarioweb.com.br


Apesar de crescente em todo o mundo, inclusive no Brasil, a alimentação vegetariana ainda gera questionamentos em relação à saúde. Fica a dúvida se ela é saudável e se contempla as doses diárias necessárias de proteínas e ferro. Mas os vegetarianos podem ficar tranquilos, garantem os especialistas: os alimentos vegetais estão cheios de nutrientes, incluindo bastante proteína, ferro e cálcio.

Mas é preciso incorporar uma grande variedade de alimentos diferentes na dieta, já que nenhuma fonte alimentar é nutricionalmente completa por si própria. “Estudos científicos demonstram uma maior variedade de alimentos ingeridos por vegetarianos e a maioria dos micronutrientes em quantidades acima do ingerido por onívoros”, diz o médico Eric Slywitch, coordenador do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), autor dos livros “Alimentação Sem Carne” e “Virei Vegetariano. E Agora?” (Ed. Alaúde).

O médico nutrólogo Cássio Luis Giorgi ressalta que a dieta vegetariana, desde que equilibrada, é suficiente para promover a nutrição humana. Os alimentos de origem animal devem ser substituídos pelos de origem vegetal - mais aceitos pelo organismo devido à sua condição fisiológica de adaptação.

Atenção às cores

Devemos privilegiar as verduras de cor verde-escuro (almeirão, agrião, brócolis, couve, espinafre), ricas em ferro, cálcio, vitaminas do complexo B; alimentos de cor amarelo e laranja (abóbora, mamão, laranja, tangerina), ricos em vitamina A, que protegem a pele, cabelos, olhos e unhas; e substituir a carne bovina pela proteína de soja, que é de origem vegetal e possui alto valor biológico.

“O importante é não deixar faltar na alimentação os nutrientes necessários ao bom desempenho do corpo humano, essa máquina que não para de funcionar um segundo sequer”, diz Cássio Giorgi. Se optar por fazer uma dieta vegetariana, deve-se ter em mente que é importante consumir alimentos de todos os grupos, adequando o que é recomendado com seu estilo de vida. Se for preciso, busque ajuda de um nutricionista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário