quinta-feira, 30 de junho de 2011

Matemática triste: Um animal a cada 8 segundos

Matemática triste: Um animal a cada 8 segundos


O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) está em festa. Desde 2008 não se matava tantos bois e vacas no estado. Segundo informações do órgão, os abates de bovinos em Mato Grosso nos cinco primeiros meses deste ano somaram 1,91 milhão de animais. Pensando um pouco:
1.910.000 animais em 151 dias.
1.910.000 / 151 dias = 12.649 animais por dia.
12.649 / 24hs = 527 animais por hora.
527 / 60min = 8 animais por minuto.
60 seg / 8 = Um animal a cada 8 segundos*.
A cada 8 segundos um animal perde a vida na “linha de desmontagem” de algum matadouro do Mato Grosso. Talvez seja o tempo de você ler as primeiras linhas desta matéria ou de simplesmente esperar uma página carregar na internet. Talvez não haja tempo suficiente em 8 segundos para analisar de forma crítica a necessidade deste tipo de indústria. Em 8 segundos um peão ganha ou perde popularidade e dinheiro explorando um animal. 8 segundos não é suficiente sequer para mastigar e engolir um pedaço de carne. Mas a indústria da carne não para, 24 horas por dia com tecnologia de ponta aplicada à morte. Graças ao dinheiro de quem compra os pedaços desses animais, a indústria evolui e bate seus próprios records. Estes números cruéis são apenas sobre bovinos e apenas para o estado de Mato Grosso.
Em sua próxima refeição, reserve 8 segundos antes da primeira garfada para refletir sobre estes dados. Vale lembrar: comer animais (bois, porcos, galinhas, peixes, cães, gatos, baleias…) é desnecessário.
*Resultado arredondado. O resultado exato é 7,5 segundos, ainda mais impressionante.
Referência de dados: G1

Texto original no vista-se:  http://vista-se.com.br/redesocial/matematica-triste-um-animal-a-cada-8-segundos/#more-7923

ps.: Acho que não preciso colocar imagens, ou preciso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário