quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Juventude? rua...mundo mundano..Humano

Hoje acordei com uma inquietude, com sensação de vida...Gratidão por estar viva! Mas, a mente estava renovada, como se fosse um novo despertar dentre tantos.

Talvez o metrô lotado, as ruas cheias de vida , cheias de gente tenham sido minhas musas inspiradoras..
Os pensamentos fluem como uma cachoeira  nas ruas de São Paulo, é nessa musa , dum mundo mundano , humano , que a mente raciocina mais rápido que 3000.000 km/s .



O que seria Juventude? Pensar como jovem, manter a cabeça jovem? (ouço tanta gente mais velha citar isso)
Ir na balada, beber , sair por ai batendo em qualquer um por que não acha que condiz com a doutrina que adotou pra si ? (sou uma jovem que não vê graça nisso)



Pensei tanto que acho que não, ser jovem ao menos pra mim, acaba retomando um saudosismo quase sebastianista, já que eu não vivi .. quase romântico por nascer da idealização da era setentista..



Essa tal mente jovem , que tantos "velhos" teimam em desvirtuar , remete-me ao sentimento quase puro (se comparado a pureza da idade adulta e desacreditada) de altruísmo.
Vejo jovens indo pro Pinheirinho, saber o que ocorre sem julgar de longe chamando todos de vagabundos , indo sentir a energia de perto. Vejo jovens Ocupando os centros urbanos contra o sistema , e quando digo jovens , apesar da maioria ter idade reduzida , trombamos com uns tantos com a MENTE jovem.



Parece-me que conservar a juventude é conservar teu papel de cidadão , assim como uns tantos de 20 anos comportam-se como se tivessem 60..

Conservar a tua flexibilidade de ir sentir o que o outro sente na pele, não se deixar levar pelo ciclo em que fomos inseridos, pela política do pão e circo, pelo PIG (partido da imprensa golpista, vulgo tríade Veja , Globo e Folha de SP - sinto que meu blog pode ser censurado :P )



Manter-se jovem implica em ter a vida filha da puta que a massa tem , mas não se deixar levar pela maré (igual aquela da estação da luz as 7 e tantas da manhã) , não se deixar levar pela vida padronizada que tantos insistem que tenhamos..não que alguém tenha culpa..é cultural, e talvez essa palavra , CULTURA, seja a glória e a desgraça humana.
Manter-se jovem pode ser também nascer em bercinho de ouro e resolver encarar de frente a realidade, lutando pelos direitos de quem não teve a sorte que você teve.

Sinto um vulcão de ideias aqui dentro, talvez nunca fui tão jovem... a vida começa e que seja assim , sem medo de levar borrachada pelos direitos, sem medo de bater de frente com o Estado e sem medo de encarar o nosso meio que insiste nos formar robôs,nos casar e nos transformar em perpetuadores da espécie (até mesmo por que se eu escrever : crescer , casar e ter filhos , as pessoas começam a condenar, como se eu fosse anti- familia) que cuidemos da nossa vidinha medíocre sem preocupação alguma com o resto.



Sei lá, ser jovem deve ser parar de ser egoísta, ser realmente aberto ao novo (não como essa galera se diz moderna e se assusta num beijo homossexual, ou que prefere julgar qualquer coisa sem conhecer ou achar que as pessoas são Coisas estáticas e devem permanecer num único comportamento) , o brilho nos olhos sonhando a renovação, por que ela vem , basta ter a percepção desenvolvida..e isso..sim, requer dedicação e muita vontade de viver, se não isso ... por que medo de morrer?






Dedicado ao amigo Bruno Souza , que hoje desencadeou esse pensamento desenfreado ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário